Powered By Blogger

Oi todo mundo - Welcome and hi everyone, good to see you !!

Bemvindo ao meu blog Fique o quanto quiser, e participe da minha vida. Você sempre será BEMVINDO e espero que goste das minhas mensagens, quadrinhos, musica, fotos e receitas. Eu fico muito feliz em poder escrever o que acho da vida e compartilhar como estou lidando com ela.

Welcome to my blog. You can stay as much as you like and be part of my life. You will always be welcome. I hope you like it. Even though most of my readers speak portuguese, there will have a ittle something for you once in a while.


Para me mandar um comentário é preciso escolher nome/url para indentidade e simplesmente escrever alguma coisa para eu saber quem você é. Ou melhor ainda pelo meu e-mail dudacanada@gmail.com

please send your comments to my e-mail, I really enjoy good feedback . My address is dudacanada@gmail.com


Por favor volte sempre !! Visite também o meu site DUDA-TOTAL. o site é http://duda-total.blogspot.com


Hi to everyone, all can understand me now - May be I can increase the number of hits

Hi to everyone, all can understand me now - May be I can increase the number of hits
Let me write a few words, for who can´t understand portuguese. This is my personal site, where I mostly let people know how I feel,and some of my opinions. Being a disabled person, I often write about that. Some times my topic of discussion is the Environment. After all I have a degree in Environmental science. Most often though I write normal daily events. Sometimes I joke, complain, become a philosofer or add something to entertain )

CALVIN

CALVIN
Hi everybody, Say hello to my friends !!! C & H. They come by to say hello, once in a while. Meus Amigos Calvin e Hobbes as vezes aparecem com suas brincadeiras e observações inteligentes

Chuck - Charlie Brown

Chuck - Charlie Brown
Meu amigo de infancia (childhood friends represented by) Charlie Brown aka Chuck. Oh boy!!! Good grief!!

segunda-feira, maio 24, 2010

No dia 23 de Abril, eu escrevi sobre mudanças naturais, ou seja, mudanças na natureza. Eu tentei comparar as mudanças que as plantas e animais precisam fazer para se adaptarem a natureza, como precisamos nos adaptar a nossas vidas.

Eu expliquei que a natureza esta acostumada a mudanças que ocorrem sempre e continuamente. Devíamos seguir o exemplo das plantas e dos animais que se adaptam às condições de cada momento para que possam sobreviver, crescer e se perpetuar. As plantas e os animais não agem contra a natureza. Eles se adaptam naturalmente às mudanças e as fases da vida. Não questionam nem resistem à realidade.

Eu resolvi escrever sobre as estações do ano como exemplo de mudança e descrevê-las em detalhe.

A alternância entre claridade (dia) e a escuridão (noite) estabelece noção de tempo. Também podemos correlacioná-lo com a posição do sol no horizonte e o trajeto dele ao longo do céu. A Terra se inclina em um ângulo de 23,5° e gira ao redor de um linha que vai do pólo norte ao sul. Dependendo da época do ano, recebemos mais luz solar do que em outra estação, e, portanto, mais calor. As mudanças de temperatura no ano marcam as estações do ano. A regularidade do deslocamento nos permite definir um intervalo de tempo designado como ano. O intervalo de um ano, corresponde ao sol sair de sua posição máxima, pelo ponto médio, e atingir o extremo máximo. Estes pontos máximos e médios são definidos como solstice equinox.

Solstício: (Do latim: solstitiu = Sol Parado). Correspondente aos extremos máximos do deslocamento do sol, o qual inverte o seu sentido, e portanto o sol  para seu movimento para retornar.

Equinócio: (Do latim: aequinoctiu = noite igual; aequale = igual + nocte = noite). Corresponde ao ponto médio do intervalo de deslocamento, instante no qual o intervalo de duração do período de claridade se iguala ao de escuridão.

 Durante o intervalo de um ano temos dois solstício e dois equinócios. Desse modo é possível dividir o intervalo de um ano em quatro períodos.

Primavera (Do latim: primo vere, no começo do verão). Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.
Verão (Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral) Semelhante a vernal, isto é, relativo a primavera. O Verão sucede a Primavera e antecede o Outono.

Outono (Do latim: autumno). Usualmente conhecida como o tempo da colheita.

Inverno (Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal). Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera.

Cada uma das estações do ano possui uma data específica que marca o seu início. A partir do deslocamento do sol, ao longo da linha do horizonte, definiu-se esses quatro instantes como sendo:

Equinócio de Primavera (22 e 23 de Setembro)
Solstício de Verão (22 e 23 de Dezembro)
Equinócio de Outono (20 e 21 de Março)
Solstício de Inverno (22 e 23 de Junho)
O sol descreve um Movimento Pendular ao longo da linha do horizonte, ou seja, ele oscila para o norte e para o sul em relação a direção geográfica Leste ou Oeste. Os diferentes arcos de trajeto do sol ao longo do ano refletem maiores e menores permanências desse astro no céu a cada dia:


Solstício de Verão - período de claridade mais longo do ano.
Solstício de Inverno - menor período de claridade do ano.
Equinócio de Primavera - igual período de claridade e de escuridão.
Equinócio de Outono - igual período de claridade e de escuridão.

Ufa!!!! É um pouco complicado, mas podemos ver como isso funciona. Mesmo com tantas coisas sendo responsáveis pelas estações do ano, os seres vivos como nós se adaptam muito bem. Que tal nós e nossas vidas Podemos nos adaptar.  Hoje foi meio complexo a postagem. Depois eu vou revisa-la. É isso ai, Até mais!!!!

2 comentários:

  1. Claudio Costa Pereira25 de maio de 2010 às 11:17

    Oi Duda, é o Claudio... legal seu blog, vou sempre passar por aqui pra dar uma olhada... como vai vc? Espero que tudo bem dentro do possível. Sempre lembro de vcs aí em BSB, qualquer hora eu apareço por aí, ok!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Duda,
    ADOREI a forma simples e resumida em que explicou as mudanças naturais...e não achei complicado não!!!??!!!
    Não sei se recorda de mim, sou Silvio, o namorado de sua prima Carla e o visitamos em Março (juntamente com a Valê) e demos boas risadas das caretas dela. Foi ela que me passou seu blog e aqui estou enriquecendo meus conhecimentos graças a colaboração e ensinamentos que tem nos prestado.
    Grande abraço...

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bemvindos, especialmente de amigos e familia